Repsol Logótipo
Repsol é o maior magnata do petróleo e do gás em Espanha e na América Latina. Está presente no mercado desde 1986. Foi formada com base em três refinarias, que mais tarde formaram a Empresa Nacional del Petroleo. É esta empresa que tem servido como base para a empresa moderna.
Importância e história
O primeiro logotipo apareceu quase imediatamente após a formação da nova estrutura industrial. Em geral, a empresa tem três logotipos, obtidos como resultado da evolução do design das versões anteriores.
1951 – 1987
As marcas modernas eram precedidas por um símbolo na forma de círculos concêntricos multicoloridos. Este é um rondel clássico com uma borda vermelha e um centro azul separado por um anel branco. Dentro havia um “R” estilizado com uma linha horizontal alongada que se estendia além do traço vertical.
1987-1997
1997-2012
Em 1997 a empresa começou a desenvolver outro logotipo, e um ano depois foi oficialmente adotado. Existiu durante mais de 15 anos e consistiu nos mesmos elementos que a sua antecessora. Os designers mantiveram a linha do horizonte, mas apenas a encurtaram e mudaram a sua cor para branco. Também eliminaram os solavancos, o que tornou a imagem mais simétrica. O nome da empresa foi colocado por cima do sol. Além disso, adicionou o fundo azul-preto como um quadrado, que simboliza o óleo.
2012-presente
Durante este período houve uma grande modernização da identidade da marca, que permitiu modernizá-la, torná-la mais atraente e compreensível. Isto deveu-se ao aumento da concorrência no mercado da refinação de petróleo e da indústria do gás.
A administração encomendou um novo conjunto de elementos gráficos, orientados principalmente pela relevância. Como resultado, um quadrado escuro foi removido do logotipo, e a inscrição foi movida para o lado direito, devolvendo sua cor como no logotipo de estréia.
As hemisférios aumentaram de tamanho, acrescentaram-lhes proporcionalidade e fizeram uma ligeira inclinação para a direita. Um ligeiro brilho foi desenhado na parte superior, marcando o sol. A linha do meio foi pintada em prata com uma tonalidade cinza claro ao longo da borda. Como resultado, começou a parecer uma peça metálica com um brilho frio.
Emblema
Como já foi dito, os símbolos corporativos representam o mar, o sol e o seu reflexo na água. Com o tempo, eles foram transformados em características perfeitas – precisas, elegantes, apropriadas para as atividades da empresa.
As cores corporativas do logotipo são vermelho, laranja, azul escuro e branco. Cada um deles tem a sua própria interpretação e simboliza certas qualidades. O vermelho é dinâmica e faísca, o laranja é energia e calor, o azul é solidariedade e responsabilidade, o branco é gestão transparente e energia pura.
A inclinação da oval para a direita transmite o desejo do magnata do petróleo e do gás de se desenvolver e de seguir em frente. O tipo de letra da inscrição é individual. Caracteriza-se por uma letra “S” ligeiramente plana, com as extremidades uniformemente esticadas.
Fonte e cores
As letras “REPSOL” em itálico minimalista que aparecem no lado direito do logotipo estão em uma fonte sem serifa. É muito semelhante ao FF Celeste Sans Black Italic criado pelo tipógrafo Christopher Burke. Este tipo de letra é reconhecível por seus cantos arredondados, gradientes suaves, “S” em forma de Z e “O” chanfrado.
A paleta de cores da Repsol é muito diversa: inclui branco, preto, vários tons de cinza, amarelo, laranja e vermelho. Além disso, as sombras relacionadas não existem separadamente – elas fluem suavemente umas nas outras. O gradiente é usado em design desde 2012.
Comentários
Enviar um comentário