Nestlé Logótipo
A Nestlé é uma empresa de alimentos e bebidas líder em vários setores essenciais. Seu logotipo pode ser visto em chá, café, confeitaria, alimentos congelados de conveniência, cereais, salgadinhos, água mineral, remédios e comida para bebês. A localização da marca é na cidade de Vevey (Suíça), onde surgiu devido à fusão de duas empresas formadas em 1866. Seus fundadores são os irmãos George e Charles Page e Henri Nestle. Hoje, as antigas empresas de laticínios se transformaram em um gigante da indústria de alimentos, que possui 29 marcas, 447 fábricas e é reconhecido em todo o mundo.
Significado e história
Ao longo de sua carreira de mais de 150 anos, a Nestlé mudou repetidamente seu logotipo. Existem atualmente sete versões conhecidas, que são quase idênticas, pois a edição envolveu pequenos detalhes. Em geral, a evolução do logotipo passou de uma versão complexa e com muitos detalhes para uma versão simples e compreensível. A identidade visual da empresa surgiu antes de sua formação.
1866 – 1868
A primeira versão contém o brasão da família do fundador da empresa, Henri Nestlé. Seu elemento central é um pássaro em um ninho localizado dentro do escudo. Acima está um capacete de cavaleiro com duas penas exuberantes.
1868 – 1938
Este emblema apareceu durante a vida do fundador e foi usado por 70 anos até receber a tão esperada atualização. Consistia em um ninho no qual havia três filhotes, e a mãe deles sentava ao lado dele. Esta interpretação do logotipo enfatiza perfeitamente a direção básica da empresa – a produção de produtos para alimentação de bebês. Segundo o proprietário, trata-se de melros no galho de um carvalho.
1938 – 1966
Esse período se diferencia pelo fato de aparecer no logotipo uma inscrição horizontal – o nome da empresa Nestlé. Era muito mais escuro do que um ninho de pássaro, por isso bloqueava sua visão.
1966 – 1984
Em 1966, os artistas redesenharam o elemento central: o ninho com pássaros tornou-se contorno, simples, sem detalhes desnecessários.
1984 – 1995
Naquela época, uma versão lendária apareceu, o mais parecido possível com um logotipo moderno. Os designers moveram o texto para baixo, deixaram dois filhotes no ninho e removeram o verme do bico do pássaro.
1995 – 2015
Essa modificação é visualmente simples porque pequenos toques desapareceram do logotipo.
2015 – presente
A versão atual recebeu linhas amplas para que a marca fosse convenientemente exibida em dispositivos digitais pessoais.
Emblema
O simbolismo do logotipo está diretamente relacionado ao pedigree de seu fundador, pois utiliza a imagem de um pássaro do brasão da família sentado em um ninho. E ela apareceu lá graças ao sobrenome Nestlé, que significa “pássaro” em alemão.
Fonte e cores
Desde 1984, o nome foi escrito em uma fonte que lembra Helvetica, e antes disso a clássica fonte serifada estava em uso. A letra “N” maiúscula é destacada graficamente: uma de suas pernas é alongada horizontalmente, o que dá a impressão de proteger bebês, pois os outros caracteres são pequenos, minúsculos. A paleta de cores do logotipo é simples, baseada na combinação do branco com o marrom, cinza ou preto.
Comentários
Enviar um comentário