Ford Logótipo

 

A Ford é a maior empresa automobilística americana e possui participações em muitas outras montadoras. Seu nome completo é Ford Motor Company. A Central se encontra na cidade de Dearborn nos arredores de Detroit, Michigan (EUA). A data oficial de criação da empresa é considerada o verão de 1903. O fundador da empresa é Henry Ford.

Significado e história

 

Inicialmente, a organização para a fabricação de automóveis surgiu alguns anos antes da data aceita. Foi fundada em novembro de 1901 e chamava-se Cadillac Motor Company. Mas um ano depois, o fundador deixou junto com o direito a esta marca. Como resultado, no final do outono de 1903, doze investidores criaram uma nova empresa. Ela teve seu próprio emblema imediatamente.

1903 – 1907

 

O logotipo de estreia é um exemplo vivo de sua época. Parece um emblema redondo entrelaçado com um padrão floral de caules e folhas. No centro, no oval diagonal, está a abreviatura da marca. Na linha superior está a combinação de palavras “Ford Motor”, na segunda – “Cia.”, Na terceira – “Detroit”, na quarta – “Mich” (parte do nome do estado). As linhas são onduladas.

1907 – 1909

 

Em 1907, a empresa decidiu substituir o emblema retro por um moderno. Portanto, folhas, caules e cachos desapareceram dele – agora ele parece rígido e tem o formato de um olho ou de uma bola de rugby. A forma oval contém várias inscrições. O maior está localizado no meio. Essa é a palavra “Ford” com letras irregulares: as centrais são grandes, as laterais são pequenas. Foi então que a cor apareceu pela primeira vez no logotipo: o fundo ficou cinza. O autor desta versão do logotipo é o designer Childe Harold Wills.

1909 – 1911

 

Naquela época, a montadora adotou um novo logotipo, que foi reconhecido como base para todas as variações subsequentes. É uma única inscrição – um traço manuscrito. A palavra “Ford” é escrita em itálico coerente, imitando a caligrafia, e colocada entre aspas na forma de dois pontos mesclados. É decorado com muitos cachos e formas arredondadas, e possui uma longa cauda que se estende a partir do “d” e forma a linha de fundo.

1911 – 1912

 

Os designers tomaram como base a assinatura pessoal de Henry Ford. Eles o colocaram em uma forma oval horizontal delimitada por uma linha dupla – uma interna larga (branca) e uma externa fina (preta). E ao redor os desenvolvedores colocaram as frases “The Famous” (acima) e “Motor Cars” (abaixo).

1912 – 1917

 

Depois de uma reformulação radical, a montadora ganhou um logotipo completamente diferente, que lembra um brasão na forma de um pássaro voando. Ela tem uma cauda larga e asas abertas. O emblema é pintado de azul e contém a antiga assinatura com o slogan “O Carro Universal”.

1917 – 1927

 

Por dez anos, a Ford usou uma versão minimalista do logotipo. Consiste apenas no nome, na forma da assinatura pessoal do fundador, e uma forma oval cercada por uma fina faixa preta. O fundo interno é lilás claro.

1927 – 1957

 

A cor de fundo aumentou vários tons e tornou-se um roxo profundo. Borda dupla também foi adicionada. O texto e as linhas são em branco. Mas nos modelos de 1949, um logotipo diferente foi usado – o brasão de armas.

1957 – 1961

 

O emblema da Ford adquiriu uma forma atualizada: agora um oval encaracolado com um meio saliente e pontas afiladas. O roxo brilhante é substituído por um escuro. As letras são ligeiramente transformadas: os traços nelas são alongados e os próprios caracteres são arredondados.

1961 – 1965

 

Outro redesenho trouxe um estilo diferente de letras – achatado e alongado. Isso ocorre porque o oval agora é estreito e padrão, sem saliências. Os desenvolvedores removeram a cor roxa e usaram um azul escuro. Eles também adicionaram tubulação dupla.

1965 – presente

 

O nome da marca foi radicalmente repensado: agora é uma elipse com contorno interno branco, que lembra muito o emblema de 1927. A fonte está em itálico, mas alta e elegante. Em 1976, este logotipo foi transferido para a categoria de alternativos, mas depois a montadora o devolveu ao grupo principal (em 2017). Paralelamente a ele, foram usados ​​mais dois emblemas.

1976 – 2003

 

O logotipo da Ford tornou-se cobalto escuro, elegante, volumétrico, com destaques, um gradiente e uma moldura cromada (agora a luneta é larga prateada, com sombras).

2003 – 2017

 

Para o centenário, a montadora revisou o emblema oval. O novo design foi desenvolvido pelo estúdio Pantone. Ela removeu a ampla borda prateada, substituiu a textura metálica por um gradiente azul e adicionou um efeito 3D. No entanto, em 2017, a empresa mudou para o antigo logotipo 2D de 1965. Ao mesmo tempo, a versão 2003 não desapareceu completamente: está marcada dentro de alguns modelos.

Fonte e cores do logotipo

 

A transformação do logótipo Ford começou com uma estrutura complexa e terminou com um letreiro complexo, apesar da presença de apenas um elemento principal. O fato é que os designers se concentraram em texturas, cores, realces, sombras e transições entre eles. Em versões recentes, eles também experimentaram gradientes.

Para seu logotipo, a empresa escolheu uma fonte personalizada baseada na assinatura real de Henry Ford. Portanto, o texto está em itálico e manuscrito. A paleta de marcas é variada. Inclui roxo e azul em uma variedade de tons – do claro ao rico. Também há cinza – metálico, prata e cromo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Red Bull Logótipo

PlayStation Logotipo

Coca Cola Logótipo