Citroën Logótipo
Citroen é uma montadora francesa fundada pelo industrial Andre Citroën. A época de seu aparecimento é 1919. Agora faz parte do grande grupo internacional Stellantis. Possui também a divisão Traction Avant (desde 1934), especializada na produção de automóveis de passageiros criados com tecnologias inovadoras. Apresentou o primeiro veículo de tração dianteira com suspensão independente nas 4 rodas. A sede do fabricante está localizada em Saint-Ouen-sur-Seine (França).
Significado e história
Na verdade, é uma empresa revolucionária no mundo da engenharia mecânica. Ela fez uma série de descobertas que elevaram o nível do setor. Além da tração dianteira, estrutura de sustentação e suspensão independente, ela propôs um sistema autonivelante em 1954, freios a disco após 10 anos e em 1967 faróis girando para dirigir em estradas sinuosas. O fabricante incorporou todas as inovações em seus veículos, que foram posteriormente premiados com prêmios mundiais e nacionais. Além disso, seus produtos foram premiados com o prêmio Carro Europeu do Ano.
A empresa alcançou seu sucesso retumbante em anos difíceis de batalhas. Andre Citroën construiu a fábrica durante a Primeira Guerra Mundial e, após o fim da guerra, percebeu que ficaria com uma empresa moderna sem produtos. Decidiu então reorientá-lo para a fabricação de veículos civis, já que antes havia produzido apenas equipamentos militares. Em particular, o proprietário decidiu se concentrar no segmento de automóveis de passageiros.
Para fazer isso, em 1917, ele pediu ajuda antecipada ao engenheiro Jules Salomon. O industrial francês o desafiou a projetar o mais recente projeto de 10 cavalos de potência com excelente equipamento, durabilidade superior, mas menos caro em comparação com outros carros. O resultado foi o Tipo A em 1919, e com ele a Citroën. Seu logotipo enfeitou a primeira série de carros lançados no mesmo ano.
A identidade é baseada em uma engrenagem com divisas duplas. A ideia foi sugerida pelo fundador da empresa, de 22 anos, após uma visita a uma fábrica na cidade polonesa de Lodz. Ele comprou uma patente para o uso dessa tecnologia, pois uma engrenagem helicoidal dá mais força axial e, além de outra engrenagem, aumenta muito a tração. Até então, a empresa francesa usava um mecanismo de engrenagem cônica no eixo traseiro. Portanto, a nova tecnologia tornou-se decisiva na produção de automóveis de passageiros e teve grande importância.
Em 2020, foi anunciada a fusão dos grupos FCA e PSA para formar a grande organização da indústria Stellantis, à qual a Citroën e outras marcas se juntarão em 2021. Naturalmente, uma mudança de identidade também é esperada.
1919 – 1921
O emblema de estreia consistia em um padrão em espinha, repetindo a localização dos entalhes nas engrenagens helicoidais. Para o logotipo, o autor escolheu dois fragmentos emparelhados, já que um não ficaria totalmente claro. Ele colocou as linhas em zigue-zague em forma oval vertical e conectou-as nas laterais. Todas as listras eram azuis e de gume duplo – por fora e por dentro.
1922 – 1928
Naquela época, o design gráfico prevalecia, pois o aprimoramento do emblema afetava apenas o aparecimento de outra forma geométrica. Não havia texto. Para representar a autenticidade da marca do carro, os desenvolvedores colocaram um oval com traços de espinha em um octógono. Ele foi pintado em azul escuro, próximo ao tom de cobalto, e todos os outros elementos – em amarelo-limão.
1919 – 1959
Após essa transformação, o octógono ficou um pouco mais largo e obteve uma fina faixa amarela ao longo da borda. A cor azul foi transferida para a paleta de luz e a cor amarela permaneceu como está. Além disso, sob as divisas estava a inscrição “Citroen”. Estava em maiúsculas, exceto pela letra “i”, que permaneceu em minúsculas. Este período é considerado lendário, pois o texto apareceu pela primeira vez no logotipo.
1932 – 1935
Nessa época, em paralelo, era utilizada outra designação de empresa, que era conceitualmente diferente da principal. Ele mostrava um cisne nadando para a esquerda sob as divisas, que tinham a forma de uma montanha com picos duplos. O pássaro estava em águas improvisadas, onde as ondas compostas pelas palavras “moteurflottant” e “Citroen” eram claramente visíveis. Ela simbolizava os motores de movimento rápido e o formato do nariz em alguns dos modelos de assinatura. O cisne não tinha arredondamentos – consistia inteiramente em linhas curtas e cantos. Sua cabeça e pescoço se assemelhavam ao fragmento superior de um octaedro. As cores nesta variante eram mais variadas e incluíam uma combinação de branco, preto, azul, dourado e azul claro.
1959 – 1966
O fabricante melhorou o design das divisas, de modo que o padrão em espinha de peixe recebeu extremidades pontiagudas. Ele também tinha “bordas” que faziam o logotipo ficar saliente. O efeito tridimensional também apareceu devido à combinação dos lados claro e escuro nas mesmas listras. Todos os elementos foram colocados em uma forma oval branca horizontal.
1966 – 1985
Os designers incluíram um oval branco com divisas amarelas em um quadrado azul e branco. A parte superior foi pintada em tom de cobalto, a inferior – em tom leitoso. Ao letreiro já existente foi acrescentada a inscrição “Citroen”, feita em maiúsculas. Uma faixa de borda amarela corria ao longo da borda da forma geométrica.
1985 – 2009
O resultado de um redesenho radical foi uma nova identidade. Os desenvolvedores removeram todas as cores e elementos anteriores – apenas as divisas em espinha e o nome da marca de automóveis permaneceram. Em vez disso, havia um quadrado vermelho em miniatura e grandes letras pretas feitas de uma fonte sem serifa.
2009 – 2016
Para modernizar o logotipo, a marca retirou o fundo e tornou as serifas triangulares “metálicas”. Para fazer isso, ela usou as cores correspondentes do espectro metálico – prata e cinza, adicionando preto a elas. Como resultado, o logotipo saiu em 3D. Este efeito foi alcançado graças à combinação correta de sombras e destaques. Na parte inferior, estava o nome da empresa em uma fonte vermelha atualizada. O autor desta versão é o estúdio Landor Associates.
2016 – presente
Na versão atual do logotipo não há efeito 3D, então o sinal parece plano. Isso é necessário para uma melhor exibição da marca no formato de impressão e em qualquer mídia. Há uma pequena sombra do “metal frio” na parte superior esquerda de ambas as divisas. Os designers substituíram as letras vermelhas por cinzas.
Fonte e cores do logotipo
A ideia do logotipo foi proposta pessoalmente por Andre Citroën. O elemento-chave tem a forma de duas listras emparelhadas, cada uma delas conectada por uma espinha de peixe. São serifas de engrenagens com bordas helicoidais, o que possibilitou o aprimoramento dos motores proprietários.
A marca automotiva usa uma fonte personalizada baseada na fonte Gotham que Tobias Frere-Jones criou. Os designers apenas corrigiram as letras para adicionar originalidade a elas.
A paleta oficial é composta por vários tons de azul, além de amarelo, branco, grafite, prata e vermelho.
Comentários
Enviar um comentário