Walt Disney Logótipo
A empresa americana Walt Disney apareceu em 1923. Foi fundada por dois irmãos: Walt e Roy Oliver Disney. Era um pequeno estúdio de animação que cresceu para a escala do maior conglomerado de mídia com suas próprias redes de transmissão e parques de diversões. Ela é famosa por seus filmes de animação completos e um logotipo fabuloso.
Significado e História
As versões iniciais do logotipo foram desenhadas pelo próprio Walt Disney. Na juventude, ele trabalhou como designer em uma agência de publicidade e depois se tornou cartunista, por isso teve uma excelente experiência artística.
O logotipo da empresa faz parte dos créditos e adorna as entradas dos populares parques temáticos. Nos primeiros 48 anos, porém, a Disney não teve um sinal distintivo: os espectadores viram apenas “Walt Disney Pictures Presents” ou “Walt Disney Presents” na tela. Às vezes, eles eram complementados pelo perfil do Mickey Mouse, que na versão animada circulava e mudava de cor. Em 1937, a frase “Walt Disney Pictures” começou a ser usada como logotipo. Ainda é relevante, embora os designers tenham feito pequenas alterações.
1937 – 1948
O logotipo de estreia é uma das assinaturas pessoais do famoso cartunista. Os designers estilizaram e ampliaram para o tamanho da marca. A inscrição é feita com letras maiúsculas e minúsculas combinadas. As letras maiúsculas “W” e “D”, que são torcidas, assim como as letras minúsculas “i” e “y”, visualmente reminiscentes das orelhas e cauda de um rato, são únicas, como uma alusão ao personagem principal do desenho animado Mickey Mouse.
1948 – 1979
Após 10 anos, os artistas mudaram o estilo do logotipo, de modo que a inscrição “Walt Disney”, embora parecesse manuscrita, não apresentava inclinação em itálico.
1972 – 1983
Paralelamente ao logotipo geral, um estúdio foi lançado na época. Era uma versão de 1937 com “Productions” escrito no final. A palavra adicional é feita em uma fonte suave da categoria Sans Serif.
1983 – 1985
Nesse período, existia uma variante com a palavra “Produções” com serifas. A fonte se aproxima do clássico universal. Mas a inscrição superior não foi alterada: ela ainda está na fonte Waltograph.
1985 – 2006
Em meados dos anos 80, a parte gráfica foi adicionada à parte do texto. Este é o castelo localizado acima da frase “Walt Disney”. O estúdio de cinema o escolheu como um símbolo de conto de fadas. Os palácios são representados na forma de listras horizontais e são circundados por um arco sólido. Uma bandeira triangular é visível acima de cada torre.
2006 – 2011
Em 2006, os desenvolvedores propuseram um emblema com uma visualização clara de castelos mágicos: listras desapareceram, detalhes realistas apareceram, portões escancarados e uma estrela cadente como uma dica de que o estúdio de cinema incorpora os desejos mais fabulosos. A palavra “Produções” foi reduzida com uma nova fonte maiúscula e a inscrição “Walt Disney” ficou um pouco mais fina.
2011 – Presente
A versão atual é exatamente igual à anterior, com exceção da inscrição. Agora, ao invés da versão completa, uma versão abreviada é usada – apenas “Disney”, o nome do fundador da empresa de desenhos animados.
O novo emblema é decorado com torres, janelas, varandas e bandeiras. A estrela animada deixa uma longa linha na forma de um arco. Mas os criadores não se limitaram a isso sozinhos e, com o tempo, acrescentaram ainda mais detalhes. Havia fogos de artifício e nuvens que expressavam a magia da marca. O castelo, por sua vez, simboliza romance, amor e um conto de fadas.
Mas com o lançamento de Toy Story, houve mudanças no mundo dos desenhos animados. Os animadores começaram a acompanhar cada desenho animado com sua versão do logotipo, para que a imagem correspondesse à trama. Por exemplo, em Malévola, parece muito com o Castelo Cliffside, e em Tron, parece uma cidade das luzes.
Emblema
A parte gráfica do logotipo apareceu em 1985. Tornou-se a imagem de um castelo de contos de fadas, uma vez que o estúdio de animação é associado a magia, príncipes, princesas, reis e rainhas. No início, o palácio parecia alinhado, mas depois apareceu outra imagem, mais tangível e realista. Conforme concebido pelos designers, ele ainda muda dependendo da trama do desenho animado ou do filme.
Fonte
A imagem colorida é acompanhada pela frase “Walt Disney Pictures”. O nome da empresa também é encontrado nas primeiras versões do emblema, embora o estilo tenha mudado acentuadamente desde 1937. Há uma opinião de que a frase “Walt Disney” nada mais é do que uma assinatura pessoal do proprietário da marca. Mas alguns estão dispostos a discutir isso, porque em cartas e cartões postais antigos o autógrafo do famoso animador parece completamente diferente.
Como se viu, a Disney, como muitos cartunistas, tinha várias assinaturas de uma só vez, incluindo romana ou impressa. Além disso, ele os aprimorava constantemente, quase da mesma maneira que alterava o design do Mickey Mouse. Até o início dos anos 70 o logotipo incluía uma das versões antigas: com linhas descuidadas e letras conectadas. Mais tarde, alguns anos após a morte de Walt Disney, os novos líderes decidiram usar uma versão mais original.
O dono do estúdio deixou para trás muitas amostras de caligrafia. Com base neles, os designers desenvolveram um sinal verbal universal – provavelmente, hiperbólico e estilizado. E eles escolheram a assinatura mais memorável com a estranha letra “D”. Os caracteres restantes também são incomuns: “T” se parece com “Y” e o ponto acima de “I” se parece com um grande círculo cruzado na diagonal.
O conglomerado de mídia nunca teve uma fonte oficial, mas em 2000 o tipógrafo Justin Callaghan tentou recriá-la com base nas letras existentes. Ele desenvolveu duas versões do Waltograph: negrito e regular, com letras minúsculas e maiúsculas. A empresa Walt Disney observou que, se Mickey Mouse se comprometesse a escrever memórias, ele definitivamente escolheria a fonte Waltograph.
Comentários
Enviar um comentário