Vans Logótipo
A Vans é uma famosa empresa californiana que fabrica roupas e calçados esportivos. Apareceu em 1966, quando Gordon C. Lee, James Van Doren e Paul Van Doren abriram uma pequena loja de sapatos. Eles também gerenciavam a fábrica e eram totalmente responsáveis pelo processo de produção. Desde 2004, a Vans pertence à grande empresa VF Corporation.
Significado e História
Esta marca é amplamente conhecida entre jovens e atletas. E tudo porque ele foi originalmente destinado àqueles que levam um estilo de vida ativo – antes de tudo, aos skatistas. Até seu primeiro logotipo apareceu em um skate, e só então eles começaram a mostrá-lo em sapatos.
1966
O logotipo de estréia da Vans foi inventado por Mark Van Doren, 13 anos, filho de um dos fundadores. Ele fez um estêncil para borrifar tinta em skates. James Van Doren notou imediatamente esse letreiro gráfico e o colocou no calcanhar do tênis Style 95. Em seguida, o proprietário da empresa decidiu se dedicar seriamente à fabricação de sapatos de skate.
O logotipo contém a inscrição “Vans”, que parece incomum devido à longa linha horizontal acima de “A”, “N” e “S”. A linha começa no ponto superior “V”, pelo qual a letra se assemelha ao sinal matemático da raiz. Esse é um aspecto importante do design, que se tornou o principal elemento da identidade visual da marca.
2016
Em 2016, os desenvolvedores tornaram a palavra “Vans” vermelha. Cor brilhante simboliza alegria, energia e paixão. O fundo branco transmite pureza estética e sofisticação. A paleta vermelha e branca é diluída com a inscrição preta “Off the Wall”, localizada abaixo.
A história de sua aparência remonta a meados da década de 1970. Os skatistas californianos Tony Alva e Stacy Peralta discutiram na loja Jeff Ho Surfboards e Zephyr Productions como eles andavam em uma piscina vazia. Tony se gabou de ter conseguido virar contra uma parede e voar no ar. E então o admirador Skip Engblom exclamou: “Cara, você acabou de sair da parede”.
Os proprietários de vans decidiram perpetuar uma frase cativante em seu logotipo. No início, ela foi retratada contra um pequeno skate que parecia uma concha de tartaruga. Para esta foto, eles o apelidaram de “tartaruga”. Um pouco mais tarde, a palavra “Vans”, denominada por Van Doren ainda mais cedo, foi adicionada à frase “Off the Wall”. A marca registrada combinada foi usada apenas em sapatos de skate. Todas as outras coisas foram decoradas com um emblema com o nome da empresa.
Em 2016, os designers revisaram o design antigo removendo o skate e deixando a parte verbal. Mas se no início as inscrições eram irregulares, agora a fonte é estritamente unificada: todas as letras são maiúsculas e simétricas. Os traços são iguais em largura e comprimento. Sem serifas nas bordas: a maioria das linhas termina em ângulo reto.
Emblema
O sinal gráfico foi usado por um período limitado: no resto do tempo, o simbolismo verbal, formado a partir do nome, prevaleceu. O ícone, em forma de skate em miniatura, diz “Vans Off the Wall”. O logotipo foi apelidado de “tartaruga” por sua aparência de tartaruga. Em 2016, os desenvolvedores realizaram uma reformulação, retirando a imagem desenhada e deixando apenas a parte do texto.
Fonte e cores
As letras iniciais eram irregulares em altura, mas os designers posteriores alinharam as letras, tornando-as simétricas em maiúsculas. Tipo de letra grotesco e cortado (sans serif) da família Sans Serif. Todos os caracteres da fonte são largos, executados em ângulos retos. A paleta corporativa está atrelada a preto, vermelho e branco, onde este último atua como plano de fundo.
Comentários
Enviar um comentário