Coca Cola Logótipo

 

A Coca Cola é uma marca de refrigerantes que surgiu em 1886. A primeira receita acredita-se ser o optometrista e farmacêutico John Stith Pemberton. Mas o fundador da The Coca-Cola Company foi o empresário Asa Griggs Candler, que comprou os direitos da marca em 1888. Foi ele quem lançou a produção em massa da bebida, tornando-a mundialmente famosa.

Significado e história

 

Todos os logotipos do fabricante apresentam a inscrição “Coca-Cola”. O nome foi inventado pelo contador Frank Robinson, com base nos principais ingredientes do produto original: folhas do arbusto de coca e nozes de cola. John Pemberton confiou a ele questões de marca. Dominando a arte da bela escrita, Robinson traduziu as palavras Coca-Cola em letras bem definidas. A marca que ele propôs ainda está em uso, e o tempo não afetou nem a fonte nem as proporções.

1886 – 1887

 

No primeiro ano após o lançamento da produção, a marca não teve um estilo individual. Seu emblema parecia padrão: inscrição em preto e branco “Coca-Cola”. com serifas.

1887 – 1941

 

Em 1887, uma versão caligráfica do logotipo apareceu. Frank Robinson trabalhou nisso, imortalizando sua caligrafia nos rótulos do famoso refrigerante.

1890 – 1891

 

Na virada do milênio, os designers decidiram experimentar. Eles usaram uma fonte estilizada com muitos cachos. As primeiras letras “C” torceram-se como uma espiral. Apesar da originalidade, este design acabou por ser impopular e durou apenas um ano.

1891 – 1941

 

Em 1891, foi introduzida uma versão revisada do logotipo de 1887. As letras eram vermelhas, a fonte escrita à mão era fina e precisa. As palavras estão em uma moldura retangular.

1941 – 1987

 

O novo redesenho traz mudanças históricas. Em 1941 surgiu o famoso emblema, que ainda hoje é usado. Os desenvolvedores removeram a borda vermelha e deixaram as letras em itálico. Esta opção parece mais compacta em comparação com as anteriores, porque a palavra “Coca” encurta a distância entre “C” e “oca”.

1987 – 2009

 
Em 1987, a fabricante de refrigerantes adotou uma nova marca. Os designers fizeram pequenas alterações na tipografia: reduziram a inclinação das letras, aumentaram a largura das linhas, mas mantiveram as proporções originais. A versão revisada foi encontrada nos rótulos até 2003. Além disso, foi usada de 2006 a 2009 como parte da campanha The Coke Side of Life.

2003 – presente

 

Em 2003, o logotipo, lançado há 60 anos, voltou. A reconhecível marca Coca Cola, que sobreviveu até hoje, tornou-se o principal símbolo distintivo da marca.

Emblema

O nome da marca está escrito em letras grandes em latas e garrafas de Coca-Cola. Este é o famoso emblema inventado pelo contador Frank Robinson em 1887. Os designers modernos ajustaram ligeiramente a fonte, mudaram a inclinação e a cor. Mas as edições não tocaram no conceito geral: as letras onduladas em caligrafia caligráfica, como antes, ocupam o lugar central do logotipo.

Fonte e cores

Os desenvolvedores deram atenção especial à tipografia, pois o nome da marca não contém imagens gráficas – consiste apenas em elementos de texto. A fonte imita a caligrafia, mas as primeiras letras “C” são distantes das demais e decoradas com longos cachos decorativos. Este é um excelente exemplo da caligrafia de Spencer, que foi criada na década de 1840 e era usada nos Estados Unidos para correspondência comercial antes da invenção das máquinas de escrever.

O estilo de escrita apresentado no emblema de 1890-1891 é radicalmente diferente dele. Naquela época, o nome da empresa parecia atmosférico: as letras tinham muitos pontos grandes e cachos incomuns, criando a sensação de uma floresta de fadas. Mas os donos da empresa decidiram retornar ao script Spenceriano usual, abandonando tais experimentos para sempre.

O esquema de cores também não é muito diversificado. Até 1891, apenas emblemas em preto e branco estavam em uso. Então a Coca Cola passou a ser associada a tons brilhantes de vermelho e o preto tornou-se uma coisa do passado. O branco ainda é usado como fundo, embora a paleta possa mudar dependendo do contexto visual. Por exemplo, variantes com letras brancas e fundo vermelho são conhecidas. Esta combinação de cores expressa excelência, pureza, otimismo e juventude – ou seja, todos os valores da marca a que aspira.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Red Bull Logótipo

PlayStation Logotipo