Dove Logótipo
Dove é uma marca mundialmente famosa de produtos para o rosto, corpo e cabelo. Ela está envolvida na produção de produtos cosméticos e de higiene de uma ampla gama – de sabonetes a desodorantes. Sua lista inclui a linha feminina (principal), masculina (Dove Men + Care) e infantil (Baby Dove). A marca foi fundada nos EUA em 1955 e é subsidiária da Unilever Corporation. Hoje seus produtos estão entre os mais baratos do mundo e são direcionados aos mais diversos consumidores.
Significado e história
O logotipo da marca de higiene sempre foi distinguido pela elegância sutil. Consiste em duas partes: gráfico e texto. O primeiro é o nome em itálico, o segundo é a imagem de um pombo alongado da família Columbidae. Os principais elementos do logotipo foram desenvolvidos no ano em que a empresa foi fundada e sobreviveram até hoje quase inalterados. Eles mantiveram o estilo, esquema de cores, sinal pessoal e ideia original. No total, o logotipo passou por três pequenas reformulações ao longo dos anos.
A paleta azul-branco e dourado é um símbolo de ternura e luxo que a marca busca transmitir aos consumidores com carinho. A imagem de uma pomba fala da mesma – a personificação da paz, devoção e amor. Foi criado pelo artista Ian Brignell, um desenvolvedor renomado, especialista em fontes, marcas e letras. Ele trabalhou em logotipos para empresas como Budweiser, Smirnoff, Coors Banquet, Western e muitas outras.
1955 – 1969
O logotipo de estreia de Dove apareceu em 1955. Ele usa um fundo azul equilibrado com o título em itálico em branco. A metade superior é pintada de dourado, no canto direito do campo há uma pomba estilizada. O pássaro olha para a esquerda e é puxado como se neste momento batesse as asas. Esta versão está em uso há 15 anos e é a base do emblema atual, que se tornou reconhecido em todo o mundo.
1969 – 2004
Em 1969, a marca foi redesenhada. Os desenvolvedores mantiveram seu humor, estilo e elegância. Eles também mantiveram o esquema de cores, simplesmente trocando os tons: a palavra “Pomba” ficou azul, e a pomba – dourada. As letras foram substituídas por letras largas e o laço de conexão foi removido do “v” minúsculo.
Mudamos o fundo para um branco minimalista para deixar os elementos atraentes e brilhantes. Além disso, os artistas pintaram o pássaro de forma mais elegante e radical: agora ele olha para a direita. A fonte foi mantida a mesma, corrigindo um pouco seu contorno, já que a ênfase principal agora está na riqueza de cores. Nesta versão, o logotipo durou 35 anos.
2004 – 2012
A próxima mudança do logotipo ocorreu em 2004, antes do significativo aniversário da marca. A mudança de design foi realizada de forma a mostrar que a marca está em constante desenvolvimento, está a ser actualizada e melhorada. Para isso, os representantes da empresa deixaram o esquema de cores anterior, mas corrigiram sua tonalidade. Como resultado, uma pomba apareceu em uma versão gradiente com uma transição de tom, que criou um efeito tridimensional. Além disso, adicionaram branco ao dourado, aumentando o brilho e a dinâmica do padrão.
A localização do pássaro também foi alterada: desde então, não está acima do nome, mas abaixo dele – exatamente no centro. As transformações, embora insignificantes, também afetaram a inscrição. A palavra “Dove” é escrita em uma fonte fina e minúscula, exceto para a primeira letra, que é maiúscula de acordo com as regras gramaticais. As linhas tornaram-se suaves, com contornos nítidos e uniformes. Os designers modernizaram a letra “v”: eles adicionaram um canto liso e removeram completamente o laço de conexão superior.
2012 – presente
O logotipo real da marca de cosméticos apareceu em 2012. É baseado na versão anterior, portanto, os ajustes feitos foram mínimos. Os desenvolvedores estenderam ligeiramente o “D”, o que faz o nome parecer mais sutil, e o “E” ficou mais suave. O pombo foi mudado de cor, retirando o excesso de brilho de aço, o que torna o dourado percebido vários tons mais escuro.
Emblema
O elemento principal do logotipo é uma pomba. Encaixa-se perfeitamente no conceito da marca, pois incorpora pureza, beleza e leveza. Mas se no início era um pássaro bastante pesado, agora ficou como se não tivesse peso. A cor evoluiu com ele, mudando do branco padrão para bege-dourado com um brilho intenso. Cada variante também contém o nome da marca.
Fonte e cores
Apesar da aparente identidade de todas as variações da palavra “Pomba”, diferentes tipos de letras são usados nos emblemas. A semelhança da capital “D” com Rigaer Tango e “ove” – com Atlantic Sans Italic é claramente traçada. Mas, acima de tudo, a inscrição tem algo em comum com a fonte Civita Light Italic, desenvolvida por Dieter Hofrichter. Dos gratuitos, a opção TribunADFStd-Italic está mais perto. O esquema de cores consiste em uma mistura de azul oceano (letras), bege dourado (pássaro) e branco (fundo).
Comentários
Enviar um comentário