Duolingo Logótipo
Duolingo é um dos serviços linguísticos mais populares e o melhor assistente de aprendizagem online. O serviço consiste em um site com o mesmo nome, um aplicativo móvel e um conjunto de testes de proficiência no idioma (exame). Ele funciona em um sistema freemium, oferecendo um pacote básico gratuito e um pacote adicional pago. Sua lista inclui 38 idiomas do mundo, nos quais quase 100 cursos foram compilados. Os fundadores do projeto são Luis von Ahn e Severin Hacker. A sede se encontra em Pittsburgh, Pensilvânia (EUA).
Significado e história
Este serviço foi criado na Carnegie Mellon University em 2009 por um professor e seu aluno. Em seguida, um grupo se juntou ao projeto, que posteriormente o apoiou e desenvolveu. Entre eles estavam especialistas de diferentes áreas de atividade, para que os cursos de línguas se adaptassem igualmente ao espaço da Internet e aos dispositivos móveis. Essa consideração contribuiu para o rápido reconhecimento da logomarca da empresa e da demanda por seus produtos.
Luis von Ahn é da Guatemala. Foi difícil para ele se adaptar ao novo ambiente linguístico, então ele pensou na situação semelhante de muitas outras pessoas. As reflexões se transformaram em um projeto único para o estudo de línguas estrangeiras. Ao trabalho juntou-se o aluno Severin Hacker, natural de Zug (Suíça). Ele, assim como seu líder, acredita que a educação gratuita mudará o mundo. Hacker é agora o CTO da empresa.
O lançamento piloto do projeto ocorreu em 2010. E em novembro de 2011, uma versão de teste foi oferecida aos usuários. Nos primeiros anos, um emblema temporário consistindo apenas no nome era usado para identificar o produto. Mais tarde, outras opções apareceram com o talismã original – uma coruja, um símbolo de inteligência, sabedoria e conhecimento.
2010
Ao lançar a versão beta fechada, os autores utilizaram o nome do projeto, batendo nele com vários truques gráficos. Primeiro, as partes semânticas da palavra composta são divididas por cor em dois fragmentos: “duo” – preto, “lingo” – cinza. Em segundo lugar, sob as três primeiras letras há um arco na forma de um sorriso de boas-vindas, porque “d” e “o” parecem olhos, e “u” – como um nariz. O resultado é um emoticon bem-humorado. Ao mesmo tempo, com base nisso, apareceu um protótipo do talismã.
2011 – 2012
Após o teste, o serviço linguístico recebeu uma distribuição oficial e um logotipo corrigido. Escolhendo as mesmas letras minúsculas com letras arredondadas, os designers mudaram sua paleta. Eles unificaram a cor em favor do verde. Nesse formulário, a inscrição foi utilizada até 2019.
O mascote também mudou: a coruja também ficou verde. Além disso, os designers do logotipo baixaram a asa direita, que foi representada em um gesto de convite. Portanto, o pássaro apenas congelou em antecipação.
2012 – 2013
Um ano depois, os designers modernizaram o ícone e retrataram a coruja de forma mais natural. Eles removeram as letras “d”, “u” e “o” que substituíram o bico e os olhos do pássaro, desenharam uma cauda para ele, alongaram suas asas e acrescentaram plumagem sobre os olhos. E a cor dos autores do logotipo foi feita com uma transição gradiente de verde claro (no centro) para verde escuro (nas bordas).
2013 – 2019
A administração do Duolingo decidiu redesenhar o logotipo para parecer mais amigável. Para isso, os desenvolvedores utilizaram um estilo de animação que transformou a coruja em um personagem afável. Ela é retratada com as asas bem abertas, como se estivesse pronta para aceitar qualquer pessoa que queira ingressar no estudo de línguas estrangeiras. Emoções e dinâmicas são expressas no brilho dos olhos, “orelhas” levantadas e nas pernas bem espaçadas, como um pássaro se movendo para frente. Aliás, as clássicas patas de quatro dedos foram substituídas por pontas – na forma de duas manchas amarelas de tamanhos diferentes, de acordo com a localização do primeiro e do segundo planos. A cor na zona central do logotipo é verde claro, ao longo das bordas é verde escuro.
2019 – presente
Em 2019, houve uma transição total para outro logotipo, que é radicalmente diferente dos anteriores. O nome do local, curso e aplicação são executados em símbolos aerodinâmicos, onde não existe uma única linha perfeitamente reta ou canto agudo. Mesmo os lados de “i” e “l” largos não são tão retos como de costume. Os elementos salientes da palavra “duolingo” têm cortes oblíquos, e o “g” tem a forma de uma coruja com uma única pena projetando-se em sua cabeça. Os designers devolveram as pernas laterais às letras “u” e “n”.
A imagem do pássaro também passou por mudanças – passou a transmitir diferentes emoções, incluindo perplexidade, alegria, alegria. O pássaro é representado com as asas abaixadas ou levantadas com o bico aberto ou fechado. Além disso, os desenvolvedores simplificaram o ícone: a penugem ao redor dos olhos ficou maior e três semicírculos em miniatura de um tom claro apareceram na barriga. A transição gradiente desapareceu.
Fonte e cores do logotipo
Os designers enfatizaram um tom claro de verde, usando-o tanto para a inscrição quanto para a coruja. Sua imagem também é central, pois esse pássaro personifica a sabedoria.
O logotipo é dominado por uma fonte arredondada grotesca de dois tipos. As versões anteriores usavam uma fonte que lembrava Torus Bold ou Auro Bold, a atual – Feather Bold. Este é um desenvolvimento personalizado para o Duolingo – patenteado, não licenciado por outras marcas. O verde brilhante foi escolhido por seu profundo simbolismo de crescimento e desenvolvimento. Além disso, diferentes tons são usados nos emblemas de diferentes anos.
Comentários
Enviar um comentário