Fnac Logótipo

 

A Fnac é um concorrente direto da Virgin Megastores. Ambas as marcas representam redes varejistas que vendem produtos de entretenimento: reprodutores de mídia, DVDs, livros, jogos, CDs, TVs. Mas a Fnac se coloca acima dos varejistas regulares com desconto porque suas lojas contêm bens de consumo sofisticados e os pontos de venda combinam o negócio principal com serviços de valor agregado. A empresa pertence à corporação francesa Kering, especializada em produtos de luxo e proprietária de marcas como Alexander McQueen, Yves Saint Laurent e Gucci.

Significado e história

 

A primeira loja Fnac foi inaugurada em 1954. No início era um clube para um número limitado de clientes: os seus membros adquiriam descontos de adesão através da revista Contact. Este esquema de vendas foi organizado por Max Théret, o guarda-costas do revolucionário marxista russo Leon Trotsky. Com base em seus princípios socialistas, ele queria melhorar a vida da classe trabalhadora baixando os preços.

Em 1966, a loja abriu suas portas a todos, após o que a rede começou a se expandir ativamente. A Fnac agora tem pontos de venda não apenas na Espanha, Portugal ou França, mas também em países mais exóticos, incluindo Congo e Catar. Eles compartilham um estilo visual comum que sustenta um branding de sucesso. Foi revisado várias vezes durante a mudança de liderança, mas sempre permaneceu simples e minimalista.

1969 – 1985

 

Quando a empresa abriu sua segunda loja, ela começou a usar uma marca nominativa com “fnac” preto em um fundo branco. O espaçamento entre as letras era mínimo – especialmente entre “f” e “n”, que eram conectados na parte superior. Uma fonte redonda com curvas suaves foi usada para o design.

1985 – 1997

 

Em 1985, a seguradora Garantie Mutuelle des Fonctionnaires adquiriu uma parte das ações da Fnac. Ao mesmo tempo, a rede de lojas fez uma pequena reformulação, deixando a inscrição branca e colocando-a dentro de um quadrado laranja brilhante. Nesta versão, a palavra foi colocada na diagonal, e o estilo de tipografia permaneceu o mesmo.

1997 – presente

 

Depois que François-Henri Pinault se tornou presidente do conselho, o logotipo mudou novamente. Os designers levantaram o quadrado ligeiramente, colocando-o na borda. Isso acabou sendo o suficiente para evitar que se transformasse em um losango. Por outro lado, as letras foram alinhadas horizontalmente. A cor laranja adquiriu um tom mostarda.

Fonte e cores do logotipo

 

A abreviatura, derivada das palavras Fédération Nationale d’Achats des Cadres, é a principal marca distintiva da cadeia de lojas. O retângulo colorido apenas o complementa e cria um fundo adequado contra o qual as letras brancas são claramente visíveis. As letras quadradas são um motivo popular para muitas empresas. Por exemplo, um símbolo semelhante é usado pela varejista internacional Virgin Megastores e pela operadora de telecomunicações francesa Orange.

A fonte que aparece no logotipo se assemelha a Molde Expanded Semi Bold, mas a correspondência não é 100% precisa. A julgar pela aparência das letras, os designers da Fnac mudaram ligeiramente o design, tornando as curvas mais suaves. A fonte original pertence à família neo-grotesca Molde. Foi criado em 2017 para a fundição Letritas. A inspiração vem do estilo pós-Bauhaus, que teve origem na Suíça.

O quadrado laranja atua como um contrapeso para as letras brancas. A tonalidade escolhida pelos designers é próxima ao amarelo mostarda (# EBB300). A cor vibrante chama a atenção e enfatiza o foco de entretenimento das lojas.

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