Lancia Logótipo
Lancia é uma marca automotiva italiana que faz parte do grupo Stellantis. É especializada na série de automóveis de passageiros premium Ypsilon, um supermini de cinco portas. Anteriormente, a empresa se dedicava à produção de carros esportivos de rali. Além disso, foi inaugurada duas vezes: em 1906, quando Vincenzo Lancia e Claudio Fogolin foram fundados, e em 2007, quando a obra de sua empresa-mãe Fiat foi reorganizada. A primeira vez que a empresa foi nomeada Lancia & C. Fabbrica Automobili, a segunda – Lancia Automobiles SpA. A sua sede ainda se encontra em Torino.
Significado e história
Os fundadores da empresa foram dois amigos do piloto – Vincenzo Lancia e Claudio Fogolin. Eles produziram seu primeiro carro com a marca Lancia em 1907. Era o Tipo 51, mais tarde renomeado Alfa. Ela tinha um motor de 4 cilindros com 28 cavalos de potência. Em 1910, suas peças foram enviadas para os Estados Unidos, onde foram montadas do zero, lançando o carro SGV. Em seguida, a empresa italiana ganhou seu primeiro caminhão – Jota (em 1915).
Em 1937, Vincenzo Lancia faleceu, e sua esposa e filho assumiram a direção da empresa.
Adele Miglietti Lancia e Gianni Lancia ofereceram o cargo de engenheiro Vittorio Jano, que já era conhecido no meio profissional por seus projetos, incluindo Alfa Romeo e os carros esportivos de sucesso das séries 6C, P2 e P3. Em 1955, a gestão passou para Carlo Pesenti, e em 1969 a empresa foi incorporada à Fiat e passou a ser sua subsidiária.
Depois de 1990, as vendas de carros despencaram e a empresa-mãe mudou a gama de Lancia para comprar a participação da Chrysler. Então ela decidiu combinar e atualizar produtos para aumentar a demanda no mercado europeu. A atual pessoa jurídica da Lancia foi constituída em janeiro de 2007, quando a Fiat reorganizou seus negócios. Mas nada ajudou: o nível de vendas continuou a diminuir, então em 2015 a empresa recusou-se a vender a Chrysler sob a marca Lancia. Ele se concentrou no modelo Ypsilon, que encontrou ampla demanda na Itália. Este carro se tornou o carro mais vendido em 2019.
Após a fusão com o grupo Stellantis, a marca italiana, juntamente com as subsidiárias Alfa Romeo e DS Automobiles, projeta novos carros premium. Seu lançamento está agendado para 2024 anos. Espera-se que exibam mais uma vez o crachá pessoal Lancia. Ao todo, a empresa, reconhecida por seu patrimônio de rally e inovação técnica, possui seis logotipos.
1906 – 1911
Um emblema lacônico em forma de inscrição pertence a este período. Era uma placa de cobre ou latão com o nome do fabricante. Continha texto manuscrito cursivo e foi colocado na grade do radiador. As letras eram ornamentadas, com cachos cacheados que se misturavam harmoniosamente ao sublinhado e ao meio-arco superior. A cor principal do logotipo é o amarelo.
1911 – 1929
A pedido de Vincenzo Lancia, o artista e designer italiano Carlo Biscaretti di Ruffia assumiu o desenvolvimento do logotipo real. Como resultado, ele apresentou seis esboços para escolher. O fundador da marca gostou da opção com aro redondo ou com volante dividido por uma cruz em quatro partes. No fundo havia uma bandeira com um mastro feito de uma lança afiada e uma inscrição dourada “Lancia” em um pano azul. O fato é que o nome da empresa na tradução significa “lança”. Havia também um estrangulamento manual do lado direito da figura. A fonte consistia em letras alongadas com serifas finas. Em “L” era grande e adunco. Este emblema apareceu pela primeira vez no Gamma 20 HP.
1929 – 1957
Em 1929, o selo com a bandeira, lança e estrangulamento foi encerrado em um escudo – uma figura geométrica chamada “triângulo reuleaux”. Esta versão também foi um dos seis esboços propostos por Carlo Biscaretti di Ruffia. Desta forma, o ícone se tornou muito mais sólido e apresentável. O escudo, assim como a bandeira, era pintado de azul. Além disso, ele recebeu uma moldura composta por finas linhas duplas. Embora este emblema tenha sido usado pela primeira vez em 1929 no Dikappa, ele não foi usado permanentemente até 1936 nos carros da Aprilia.
1957 – 1974
A partir de 1957, a Lancia começou a equipar seus carros com uma grade horizontal de largura total. Portanto, a aparência transformada exigia um logotipo melhorado. Foi substituída por uma versão tridimensional com aberturas em metal cromado e deslocada um pouco mais para a grelha. Os designers pintaram o volante e o escudo em prata, adicionando sombras e destaques. Eles também modernizaram a roda removendo a divisão cruciforme em quatro partes. O único detalhe reconhecível era a bandeira na lança com o nome da marca: como antes, era azul. Pela primeira vez, esse logotipo brilhou nos modelos Flaminia.
1974 – 2007
Os desenvolvedores mudaram o emblema a pedido de Umberto Agnelli e o devolveram à cor prata-branco-azul, assim como o uniforme de 1929. Mas também havia diferenças. Por exemplo, os designers unificaram a bandeira e a lança, fazendo com que parecesse um mastro reto. Eles também removeram o acelerador do lado direito, removeram a moldura larga do painel e mudaram a cor para azul com um gradiente. As letras também foram alteradas, portanto, em vez de um tipo alongado com serifas nítidas, há uma fonte clássica com letras bem espaçadas. A moldura do escudo permanece cromada. Nesta forma, o emblema estreou no carro Delta.
2007 – presente
O logotipo real foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra. Seu autor é o estúdio Robilant Associati. Os designers substituíram o antigo volante por um moderno, de estilo cromado, com duas pontas afiadas na parte superior e inferior que apontam para o centro. Outra mudança afetou a bandeira e a lança: foram removidas pelos desenvolvedores. Das versões anteriores, apenas o escudo azul tradicional e as bordas cromadas permaneceram.
Fonte e cores do logotipo
A ideia de decorar o logotipo com uma bandeira em uma lança surgiu de imediato, pois o sobrenome do fundador, Vincenzo Lancia, se traduz exatamente como “lança”. Não está apenas na versão moderna – no resto está presente em várias modificações.
As versões anteriores eram dominadas por uma fonte retro com letras alongadas e serifas nítidas. Agora é usada a fonte comercial News 706 Roman – moderna, impressa, com serifas clássicas. Sua contraparte gratuita é Bienetresocial Bold.
A paleta corporativa inclui cores metálicas – todos os tons de prata. Normalmente era complementado por azul e branco. O logotipo de estreia usou um gradiente dourado.
Comentários
Enviar um comentário