Samsung Logótipo

 

A Samsung é um dos conglomerados que mais crescem. É um grupo de empresas familiares da Coréia do Sul. Conhecido no mercado mundial como fabricante de produtos de alta tecnologia. Antes disso, ele se dedicou à fabricação de produtos alimentícios, exportação de peixes, desenvolvimento da indústria têxtil, seguros e venda de imóveis.

Significado e História

 

A Samsung mudou as especificidades da empresa várias vezes e, com ela, o logotipo da empresa. O símbolo atual é considerado um exemplo de mudança de marca bem-sucedida, em grande parte graças ao marketing bem desenvolvido e a eventos de publicidade em larga escala. É completamente diferente das versões anteriores – nem em cores nem em fontes.

1938 – 1969

 

O primeiro logotipo da Samsung apareceu em embalagens de macarrão. Então eles começaram a usá-lo para marcar arroz, peixe seco, vodka, vinho e outros produtos que faziam parte do sortimento. Era uma marca comercial detalhada na forma de um retângulo. Continha caracteres coreanos e um círculo branco colocado dentro de dois anéis. No centro havia três estrelas de cinco pontas. Eles estão associados ao nome da marca porque “sam” significa “três” e “cantado” significa “estrela”.

Existem várias suposições sobre a origem desse conceito. De acordo com a primeira versão, o proprietário da empresa significava seus filhos, que deveriam herdar os negócios da família. De acordo com outra hipótese, ele colocou um simbolismo especial na palavra: ele queria que a empresa brilhasse como estrelas no céu. Além disso, o caráter “sam” significa poder e grandeza, e “cantado” está associado à eternidade.

Além das estrelas, três linhas horizontais foram representadas dentro do círculo, simbolizando os principais produtos da empresa – macarrão de arroz. Um pouco mais baixo foi uma espiga de trigo como uma homenagem às raízes agrícolas da Samsung.

1969 – 1979

 

Nos anos 60 a marca começou a se envolver em vendas de seguros e imóveis, o que se refletia em seu logotipo. Os designers removeram todos os elementos associados à indústria de alimentos. Eles deixaram apenas três estrelas de quatro pontas colocadas dentro de um círculo branco contra o fundo da praça. Naquela época, a paleta era preta e branca.

Em seguida, a inscrição “Samsung” apareceu pela primeira vez no logotipo. Os desenvolvedores usaram a versão em inglês do nome para enfatizar a natureza global da empresa e trazê-la para o mercado internacional. As rigorosas letras em negrito sem serifa enfatizavam um estilo contido.

1979 – 1993

 

No final da década de 1970. o fundador da empresa considerou o logotipo obsoleto e decidiu mudar sua parte gráfica. Os designers removeram o círculo branco e dividiram as três estrelas, colocando cada uma delas dentro do hexágono. As figuras geométricas ficaram vermelhas, porque naquela época veio o lançamento das TVs coloridas da Samsung. Foi então que o fabricante abandonou de uma vez por todas os símbolos inexpressivos em preto e branco. Supunha-se que uma paleta clara enfatizasse a alta qualidade de imagem das telas de TV. Além disso, o nome da marca apareceu e desapareceu. A fonte quase não mudou.

1993 – 2005

Em 1993, a empresa começou a entrar ativamente no nível internacional. Ela era igual às inovações modernas e a um boom tecnológico, então abandonou tudo desatualizado. Incluindo o logotipo anterior, o que impedia o desenvolvimento de sua imagem. Como resultado do rebranding global, apareceu uma marca completamente nova: uma inscrição branca da Samsung em um oval azul. Uma figura geométrica alongada simboliza o universo. Existe uma óbvia conexão oculta com as estrelas.

2005 – presente

 

Os designers simplificaram o logotipo removendo o oval. Tudo o que resta é a palavra “Samsung”, pintada de azul. Está escrito em uma fonte individual, que lembra vagamente o DDT Cond SemiBold e Helvetica Black. Os caracteres impressos são caracterizados por ângulos retos e pela ausência de serifas. A letra “A” atinge o olho sem um traço horizontal.

Mas o logotipo com a elipse não desapareceu em lugar nenhum – tornou-se corporativo. Agora é usado pelo Samsung Group e subsidiárias. Por sua vez, um nome de marca, consistindo em uma inscrição, é encontrado em campanhas publicitárias.

Emblema

 

Não há nada de supérfluo no emblema da empresa sul-coreana – apenas a inscrição “SAMSUNG” em caixa alta. Após o redesenho de 2005, a palavra é colocada em um fundo vazio. Antes, estava dentro de um oval elevado, que foi lembrado por muitos proprietários de eletrônicos e eletrodomésticos Samsung.

Mas os desenvolvedores seguiram o caminho da simplificação, retirando a forma geométrica e deixando apenas o nome da marca. Este conceito é muito diferente do original, pois de 1969 a 1993 o logotipo continha três estrelas de quatro pontas.

Fonte e cores

 

A palavra “SAMSUNG” é parecida com DDT Cond SemiBold e Helvetica Black. Possui linhas limpas, vários ângulos e sem serifas. A letra “A”, que consiste em apenas dois traços diagonais, merece atenção especial.

Outra característica notável do emblema é a cor azul escura (# 034EA2). É usado para as letras, enquanto o fundo ao redor é branco.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Red Bull Logótipo

PlayStation Logotipo

Coca Cola Logótipo