Starbucks Logótipo

 

Um dos mais reconhecíveis e visualmente incomuns do mundo é o logotipo da Starbucks, empresa de café que possui uma rede global de cafeterias, hoje são mais de 30 mil em 76 países. A história de sucesso e aparência do emblema original é muito interessante.

Significado e história

 

A marca foi fundada em 1971 por três amigos – o escritor Gordon Bowker, o professor de história Zev Siegl e o professor de inglês Jerry Baldwin. Seu conhecido Alfred Peet ensinou a seus amigos uma nova maneira de torrar grãos de café e eles tiveram a ideia de fazer sua própria cafeteria. Os jovens formaram US $ 1.350 cada um, fizeram um empréstimo de outros US $ 5.000 e, com esse dinheiro, alugaram instalações no mercado de Shchuchye em Seattle (estado de Washington). O Starbucks Coffee Tea Spices abriu em 30 de setembro e o aroma incrível atraiu os clientes. O sinal também apresentava uma sereia do mar mitológica com um busto nu e duas caudas.

A instituição localizava-se em um aterro à beira-mar, e os jovens resolveram valorizar o tema marinho no nome e na insígnia da empresa. Eles pegaram emprestado o nome Starbucks do Moby Dick de Herman Melville. Lá o companheiro Ahab tinha o apelido de Starback, que gostava muito de café forte. A palavra sonora e memorável foi ligeiramente alterada, o que acrescentou um significado a ela – estrela (estrela) e bucks (dólares).

A ideia do emblema original foi sugerida a jovens empresários pelo artista Terry Heckler. Ele estudou mais de 10 livros históricos sobre navegação e se ofereceu para tirar um desenho de uma sereia marinha com duas caudas – La Sirena. Ele encontrou esta gravura em um livro de 1500 como uma ilustração para as sagas escandinavas. O autor do primeiro logotipo é o designer D. Darden.

1971 – 1987

 

O primeiro logotipo, criado em 1971, copiava fielmente uma xilogravura: uma sereia nua com um busto luxuoso e uma coroa na cabeça, segurando suas duas caudas com as mãos. A imagem está contida em um círculo, que por sua vez está contido em um círculo concêntrico maior. O nome Starbucks está escrito no quadro na parte superior, Café torrado fresco na parte inferior. A imagem branca foi colocada sobre um fundo escuro de café torrado.

1987 – 1992

 

O emblema foi alterado em 1987. A imagem da sereia ficou mais estilizada devido à forte indignação dos cidadãos puritanos de Seattle. Naquela época, a Starbucks tinha uma grande rede de cafés, copos de papelão de marca e carros com logotipo para entrega de café. As autoridades municipais começaram a receber reclamações de que crianças pequenas veem o peito nu da diva do mar. Os donos decidiram não provocar a sociedade, então a sereia ficou mais modesta, seu busto sedutor foi coberto de cabelos ondulados. A coroa na cabeça ficou mais clara e maior, e uma estrela de cinco pontas foi colocada no meio. O círculo interno permaneceu quase preto, o externo ficou verde. O nome Starbucks ficou maior, com apenas a palavra Café na parte inferior separada por asteriscos.

1992 – 2011

 

Em 1992, os donos de prósperas cafeterias foram novamente forçados a mudar o design do emblema sob pressão da sociedade – cidadãos conservadores e respeitáveis ​​ficaram constrangidos com o umbigo nu de uma sereia. Isso foi feito de forma simples e radical – a parte inferior do Sirena foi cortada, o resto da imagem foi ampliado.

2011 – presente

 

Em 2011, a marca passou a ser reconhecida em todo o mundo e a direção da empresa concluiu que era possível retirar elementos desnecessários do design – recortaram todo o círculo externo com inscrições, restando apenas uma bela sereia em fundo verde. Tais mudanças também foram feitas na tendência atual do logotipo ECO – simplificação do design e da quantidade de tinta no logotipo de forma a preservar a natureza e a ecologia do espaço.

Emblema

Existe outro recurso interessante associado a este logotipo. Fãs de teorias da conspiração viram muitas marcas estranhas na marca. A própria sereia no emblema de 1971 é muito semelhante à Rainha Esther, o que significa que os proprietários da empresa são sionistas. Se a imagem for virada de cabeça para baixo, ela se parecerá com a cabeça de uma cabra, que é considerada um símbolo do diabo. A estrela de cinco pontas na coroa é o pentagrama satânico.

Na imprensa, esses palpites foram exagerados por muito tempo. Por um lado, isso, como o peito nu da Sirena, era publicidade gratuita adicional, por outro lado, quando a empresa estava crescendo com sucesso, eu não queria arriscar sua reputação. Portanto, optou-se por substituir a imagem antiga por uma mais bonita e simples.

A abordagem não convencional da seleção do logotipo se tornou um dos três principais motores do sucesso global, junto com a qualidade do produto e a ideia de cadeias de cafeterias.

O novo logotipo hoje simboliza a conexão da modernidade com as tradições e valores da sociedade americana. Verde e minimalismo são uma homenagem à direção ecológica da empresa, que visa a preservação do meio ambiente.

O logotipo antigo desempenhou um papel fundamental na popularidade crescente das cafeterias desde o início. A imagem incomum atraiu a atenção, despertou o interesse das pessoas pelos produtos da Starbucks. Agora, a história da criação deste logotipo está sendo estudada nas escolas de design, como um exemplo de uma combinação bem-sucedida de estratégia de marketing inteligente e linguagem visual de apresentação de informações.

Fonte e cores

 

Para escrever o nome da empresa na embalagem com produtos e documentação, é utilizada a clássica fonte Freight Sans, todas as letras são claras, legíveis, sans serifs e detalhes em negrito.

O esquema de cores principal do logotipo moderno é um dos tons de verde, que possui o código hexadecimal: # 00704A, no sistema de cores Pantone é marcado 3425C. Para o nome, são utilizadas as cores branca (hex: #FFFFFF) e preta (hex: # 000000).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Red Bull Logótipo

PlayStation Logotipo

Coca Cola Logótipo