Vodafone Logótipo

 

A Vodafone é uma empresa de telecomunicações inglesa fundada em 1981 por Ernest Harrison e Gerry Whent. Seu desenvolvimento começou com o departamento de Racal Strategic Radio Ltda. – uma subsidiária da Racal Electronics. Ela formou uma empresa chamada Racal-Vodafone. Hoje, sua sede está localizada em Londres (Reino Unido).

Significado e história

 

Em 16 de setembro de 1991, a Racal-Vodafone foi separada de sua empresa-mãe e tornou-se o Grupo Vodafone. Foi chefiado por um dos fundadores – Gerry Whent. Foi nesta altura que foi mencionado o primeiro logótipo com o próprio nome da nova estrutura. Utiliza a palavra “vodafone”, formada a partir de fragmentos da frase “vo ice” + “da ta” + “fone”. Em toda a história do serviço, ela teve 6 logotipos.

1981 – 1985

 

O emblema de estreia apresenta a palavra “Racal” escrita em letras maiúsculas brancas em quadrados vermelhos separados.

1985 – 1991

 

Nesse período, o segundo nome da empresa, Racal-Vodafone, foi espancado no logotipo, onde a Racal Telecom está na parte inferior e o grande Voda no topo.

1985 – 1997

Desde 1985, uma outra versão do logótipo é utilizada em paralelo, com base no novo nome da empresa – “Vodafone”. O emblema consistia em letras maiúsculas vermelhas levemente serifadas e uma linha reta branca cruzava a palavra horizontalmente.

1997 – 2006

 

Em 1997, o emblema do serviço de telecomunicações recebeu uma reformulação. Parece um círculo vermelho com uma citação branca no centro.

2006 – 2017

 

Nesse período, os desenvolvedores ofereceram outra versão do logotipo, substituindo as cores da versão anterior. Em seguida, houve uma combinação de cinza e vermelho com sombras de reflexos tridimensionais.

2017 – presente

 

Em 2017, a gestão decidiu voltar ao logotipo de 1997 – bidimensional, liso, branco e vermelho.

Fonte e cores do logotipo

 

O autor do novo logotipo é o estúdio londrino Brand Union. Ela se concentrou no sinal de fala direta (entre aspas) e ofereceu um pacote de várias marcas. Apresenta não apenas o sinal principal de identificação visual, mas também ícones, botões, símbolos curtos, inscrições.

Se a versão anterior da palavra era simples e suave, a versão atual é complexa. Por exemplo, em uma fonte sans serif fina, a letra “O” é reproduzida, o que repete um caractere gráfico. Mas a paleta de cores sempre foi a mesma – uma combinação de vermelho e branco. Em um dos períodos, o cinza foi adicionado a eles.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Red Bull Logótipo

PlayStation Logotipo

Coca Cola Logótipo